Shinka Blog

Informações e dicas sobre tecnologia

4 motivos para aprender programação agora!

E como você pode ganhar mais dinheiro, só por saber programar

Linhas de código

Já pensou que você pode aprender a fazer uma quantidade surpreendente de poder de processamento solucionar problemas pra você? Ora, é só aprender a programar! Eu sei o que você está pensando: "Mas é difícil!" ou então "Precisa saber muita matemática!", ou até "Não sou capaz de aprender uma coisa dessas". Pois saiba que você não só pode, como DEVE aprender a programar para não ficar para traz numa realidade dominada por computadores.

Separei 4 motivos para você, uma pessoa ocupada e preocupada com seus negócios, aprender a programar, mesmo que só um pouco.

1. É fácil aprender por si mesmo, gratuitamente

Existe uma série de ótimas ferramentas de aprendizado hoje em dia. Você pode procurar tutoriais no Google, caçar video-aulas no YouTube, entrar em grupos no Facebook, baixar livros gratuitos no LeanPub e estudar códigos open-source no GitHub. Se você está realmente começando, minha grande dica é o Codecademy, que tem aulas interativas em português das linguagens mais utilizadas na web: Javascript, HTML e CSS, PHP, Ruby, Python...

Se você quer ainda mais, tem alguns cursos gratuitos na Code School, mas os melhores cursos deles são pagos.

2. Você para de se sentir um excluído digital

Todo mundo já passou por isso. Alguma coisa para de funcionar, ou você clica num botão e tudo fica lento... Você não consegue compreender por quê, parece até uma coisa mística lá dentro da máquina testando sua fé. Quando você aprende a programar computadores, nem sempre você entende exatamente o que está acontecendo, mas evita desesperos.

Além disso, quem nunca se deparou com termos técnicos quando foi se inteirar de como criar um site na internet? Não seria ótimo saber o que é um DNS ou o que o profissional que você contratou quis dizer com "está sem conexão com o Banco de Dados"?

3. Você aprende a gerenciar problemas e soluções

Quando eu comecei a trabalhar na área de Web Design, criava páginas em HTML e CSS puros. Eu não sabia programar e tinha medo. Um dia, logo depois de ter começado a aprender, surgiu uma tarefa hercúlea: eu precisava criar 400 ícones à partir de uma imagem. Eu completei um trabalho tedioso que levaria semanas para terminar em poucas horas.

Uma das grandes vantagens de aprender a programar é que você passa a entender que nenhum problema é resolvido com uma única ação. Na verdade, programar é dividir grandes problemas em ciclos pequenos de passos, que podemos instruir nossas máquinas a realizar. A solução é alcançada uma vez só e replicada infinitamente.

Soa complicado, mas entender isso torna muitos de seus problemas na vida (família, relacionamentos, negócios) em uma simples questão de dividir em pequenos passos simples. Entender a lógica da programação me ajudou a contornar muitas situações de forma programática.

4. É um desafio que vale à pena superar

Sejamos sinceros: aprender a programar é difícil. No início, muita coisa parece não fazer sentido ou ter sido criada para complicar sua vida. Mas quando você começa a entender...

É como redescobrir uma velha paixão sua, ou encontrar alguém que você não vê faz tempo. Dá uma sensação de que um véu caiu, você agora entende o que você pode ou não fazer com máquinas. Pior: você começa a ter ideias e ser criativo. Programar é, estranhamente, uma atividade muito mais parecida com desenho - em que você tenta construir uma coisa bonita - do que com engenharia. Aprender a programar é como aprender uma arte: você sente que um mundo novo se abre.

Podemos te ajudar nessa jornada

Aqui na Shinka, nós temos o interesse em fazer com que todos aprendam a programar. É um desejo não só nosso, mas das indústrias: falta gente boa no mercado, gente criativa e interessada é raro, e precisamos hoje de toda a ajuda que pudermos encontrar.

permalink

Precisa de um site?

Peça um orçamento