Shinka Blog

Informações e dicas sobre tecnologia

4 ferramentas para mídias sociais que você deveria conhecer

Todas são gratuitas!

Buffer

Gratuito

Buffer é um agendador de atualizações incrivelmente inteligente. Ao invés de você definir o horário em que cada novo post e tweet vão entrar, basta incluir na lista e o software vai analisar o momento mais efervecente de do dia nas suas redes sociais - quando todos estão olhando - e incluir em suas timelines. Isso gera visibilidade para o seu conteúdo e evita falha humana (dois posts agendados para o mesmo dia e o mesmo horário)

O aplicativo é gratuito para até 5 conteúdos, se você usa mais do que isso, eles têm planos de $10 dólares mensais ou $102 dólares anuais.

IFTTT

Gratuito

Se você gosta de inventar e customizar seus processos de divulgação nas mídias sociais, If This Then That é o seu aplicativo. Apesar de um pouco difícil de configurar para quem não conhece bem, a comunidade produz muitas receitas prontas que você pode usar.

A idéia do IFTTT é que você possa acessar os principais serviços na web, deixando-os contectados à sua conta no IFTTT, e realizar tarefas toda a vez que determinado gatilho for ativado. Por exemplo, você pode enviar um tweet para sua timeline sempre que alguém curtir a sua página no Facebook. Ou então guardar todos usuários que já te retuitaram em uma planilha no Google Drive.

O serviço é inteiramente grátis, sem restrições.

Disqus

Gratuito

Essa é talvez a ferramenta de comentários/comunidade mais popular atualmente.

Um dos grandes problemas da internet é que temos uma centena e logins para todo o tipo de site. Ao mesmo tempo, se todo mundo se livrasse dos logins, restaria o problema de anônimos arruaceiros se aproveitando da liberdade da web para causar confusão. Não que Disqus seja a solução para o problema, mas certamente ajuda saber que o usuário que chega no seu site pode já estar cadastrado no Disqus (e o cadastro é rápido e indolor).

Implementar o Disqus em um site exige alguma expertise, mas mesmo quem conhece pouco de desenvolvimento de sistemas web pode incluir a ferramenta sem grandes dores de cabeça. Se você usa uma plataforma comercial de blog (Wordpress, Tumblr etc...), tem códigos prontos para isso também no site deles.

Também é grátis.

Greenshot

Img

Essa é para produzir conteúdo, mas é uma boa dica: Greenshot é excelente para pegar porções da sua tela para usar em posts sobre tecnologia, ou só para mostrar algum pedaço de uma interface e discutir com sua equipe. Greenshot é muito fácil de usar (só apertar a tecla "Printscreen") e é gratuito e open-source.

permalink

Precisa de bom conteúdo?

Peça um orçamento